Mag work por diop

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

empregado vs colaborador

.


empregado vs colaborador

não sou contra a moda de chamar os empregados ou funcionários ou trabalhadores de colaboradores ... até pelo contrário !

não me venham é dizer que a figura de colaborador está previsto no código de trabalho !

isto tudo surgiu no seguimento do anúncio de despedimentos que vão ocorrer na quimonda às centenas de trabalhadores, aka empregados, aka funcionários, aka colaboradores “dispensados” ao abrigo da lei off !

e agora num pequeno aparte, como será que foi aplicada a lei off sobre os colaboradores ?

se se aplica é porque são empregados ou funcionários ou trabalhadores como todos os outros e estão abrangidos por um qualquer contrato de trabalho, nem que seja o geral, figura prevista e defendida na lei portuguesa ...

mas voltando ao que interessa ... apareceu durante a reportagem uma placa que tinha escrito o seguinte em inglês - “employees”, que traduzido deveria significar empregados ou então funcionários, mas logo imediatamente por baixo e em jeito de traduzido surge a palavra - “colaboradores” ... e aqui começa o meu gozo !

só por isto, apenas por esta razão, decidi improvisar este pequeno exercício ou ensaio sobre este assunto de tão grande importância para uma nação tão gigante como a nossa !

sem dúvida que a adopção do termo colaborador, palavra que se encontra na moda para definição de empregado por parte das empresas, veio criar só por si uma valorização automática e instantânea dos recursos humanos da mesma, mas não deixa de ser apenas o que é, um adjectivo que fica bem em ser aplicado por troca da demais horrível palavra “empregado” !

por exemplo, analisemos o nome “colaborador”, mas desta vez profissionalmente e num caso específico como o da escrita e jornalismo ... “colaborador - pessoa que trabalha para uma publicação ou editora sem pertencer ao quadro de efectivos dos seus redactores”... este colaborador não é empregado, e cá está a palavra feia outra vez, mas é um trabalhador cooperador para a criação, desenvolvimento e manutenção de um qualquer projecto em coordenação com a empresa mas que não tem qualquer vínculo laboral directo com a mesma !

eu acho isto tudo muito bonito, tal como também é bonito chamar de administrador o gerente de uma sociedade por quotas, ou tratar pelo titulo académico o administrador ou gerente, ou até o chefe de secção ou departamento ... no fundo tudo isto não passa de um truque básico por parte das chefias que o utiliza como e quando deseja quer como incentivo, como meio ilusório por forma a provocar o esquecimento efectivo no empregado que nuca sairá do habitual esquema empresarial português que é “receber ordens” e “obedecer” ...

para mim, a ideia de colaborador viria a exigir uma cooperação efectiva de parte a parte (empregador / empregado) para com um propósito maior, uma meta bem esclarecida, um objectivo definido, sendo este um trabalho efectuado num ambiente controlado de respeito mutuo que facilitaria a criação de locais de trabalho baseados em valores sólidos verdadeiros e ambientes de participação activa onde cada um poderia de facto encontrar espaço para as suas realizações pessoais potenciando a motivação !

mas não tenho mais tempo para escrever mais nada ...

muito mais haveria para dizer e divagar, por agora já exercitei o suficiente a minha ervilha !

dast

091013a1400VFX

Sem comentários: